< EM PAUTA >

Novo portal de informação legislativa.

OUVIDORIA

Prefeitura e Câmara se unem para implantar agrofloresta no município

A iniciativa é fortalecer a agricultura familiar do município

23/09/2017 15:49:56

A Prefeitura e a Câmara de Mucuri se uniram para implantar um sistema inovador que deve fortalecer a agricultura familiar no município. Trata-se da agrofloresta, que tem como base uma agricultura que não agride o meio ambiente e é muito mais rentável ao pequeno agricultor. Os custos de manutenção são mais baixos, porque utiliza-se de uma técnica que extrai da própria natureza as propriedades necessárias para o bom cultivo da planta, sem que o meio ambiente seja degradado.

Para implantar este novo sistema, o Presidente da Câmara, Zé do Boi (PMDB) e o Prefeito de Mucuri, Dr. Carlos Simões (PDT), estiveram em Salvador, onde conheceram de perto o Instituto Biofábrica, uma Organização Social vinculada ao Governo do Estado da Bahia. Tem como missão produzir, multiplicar e distribuir aos agricultores materiais genéticos de mudas de alto valor agronômico.

A partir daí, os poderes Legislativo e Executivo negociaram a vinda da Biofábrica no município. O projeto foi apresentado aos agricultores familiares na manhã desta quinta-feira (17), durante encontro realizado na Câmara de Mucuri. A Comunidade Rural Jacutinga 2 foi a escolhida para a implantação do projeto experimental que será replicado em outras comunidades.

A coordenadora de produção de cacau e fruteiras, Kalendra Sena, e a coordenadora da produção de mandioca, Daniele Araujo, foram as representantes da Biofábrica que vieram ao município munir os agricultores com as informações.

Segundo elas, o primeiro passo foi um esclarecimento ao agricultor de como funciona a agrofloresta. O segundo momento deve acontecer dentro de três meses, quando os agricultores receberão mudas de plantas, como mandioca e milho, e uma assistência técnica de como realizar o plantio e manutenção.

Para o Presidente da Casa, Zé do Boi, a união dos poderes é essencial para o sucesso de projetos como este. “A Câmara de Mucuri, a Prefeitura e o Governo do Estado estão unidos neste projeto que deve tornar a vida do pequeno agricultor muito melhor. São pequenas ações que podem afetar a vida do pequeno agricultor”, comentou.