Conhecendo de perto o funcionamento do Poder Legislativo
Nesta manhã de sexta-feira, 22 de setembro, que coincidentemente é o Dia da Juventude do Brasil, a Câmara de Mucuri está recebendo a visita de 135 alunos – turmas do 8º e 9º Ano – da Escola Municipal Deputado Federal Luís Eduardo Magalhães.
O Presidente Alexandre Deolinda Seixas (Xandão Seixas – Podemos) atendeu solicitação do diretor do estabelecimento, José Hilton Tarlher do Rosário, feita por meio de ofício. A visitação ao prédio do Poder Legislativo está incluída nas diretrizes do Documento Curricular Referencial de Mucuri (DCRM) e faz parte das práticas pedagógicas do componente curricular História, sob coordenação da professora Sandra Aparecida Vieira.
A visita foi dividida em dois momentos: das 8h às 9h30, com 62 alunos, e das 10h às 11h20, com 73 alunos.
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CIDADÃ E DA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA
“Eu considero da maior importância essa prática adotada pelas escolas de Mucuri, que incentivam e orientam seus alunos a conhecerem o Poder Legislativo. De nossa parte, as portas da Câmara estarão sempre abertas. É claro que os estudantes aprendem em sala de aula sobre divisão dos Poderes e aspectos relacionados à organização política do Brasil, mas esse contato pessoal, vendo de perto como é o plenário da Casa do Cidadão e conhecendo o prédio por inteiro, é realmente insubstituível”, elogiou Xandão.
“Agradeço e parabenizo a iniciativa do diretor e do corpo docente, bem como de todos os alunos que participam do projeto”.
A visita tem papel importante na conscientização sobre a importância da participação política desde a infância e adolescência, para que sejam jovens e adultos bem-informados e conhecedores de seus direitos e deveres.
Designados pelo Presidente Xandão, servidores mostram um pouco da história do Município aos estudantes
O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL
O DCRM segue diretrizes do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, cujo objetivo principal é assegurar os princípios educacionais e os direitos de aprendizagem de todos os estudantes do território estadual, em toda a Educação Básica.
Trata-se de um documento aberto, não prescritivo, que pretende incorporar inovações e atualizações pedagógicas advindas dos marcos legais, do arcabouço teórico-metodológico do currículo, no processo de implementação, considerando, também, aspectos identificados pelos segmentos da comunidade escolar. Constitui-se numa referência, como o próprio nome deixa antever, para que municípios do Estado da Bahia elaborem os seus currículos com convergência de princípios, intenções e temáticas contidas no Referencial do Estado, para o desenvolvimento de práticas educativas que possibilitem a permanência e o sucesso dos estudantes na escola.
O DIA DA JUVENTUDE DO BRASIL
O Dia da Juventude do Brasil é celebrado anualmente em 22 de setembro. Reconhecidamente, a juventude brasileira tem um histórico de grandes lutas e é percursora de importantes mudanças políticas no cenário nacional. O Dia da Juventude do Brasil visa justamente homenagear toda essa história.
Esta data, impulsionada pelo Dia Internacional da Juventude, em 12 de agosto, serve para homenagear e conscientizar as pessoas sobre a enorme importância e poder de mobilização desta classe, que deve ser educada com responsabilidade, pois representa o futuro da nação.
<>