Indicação recomenda parceria do Município com o Governo da Bahia
Os Vereadores Aguinaldo Moreira da Silva (Aguinaldo Sem Teto – PSD) e Edison Silva da Mattos (Sula – Podemos) uniram forças na elaboração da Indicação nº 010/2024, apresentada na sessão desta terça-feira (05/03) da Câmara. Eles defendem a estruturação da Brigada Voluntária de Incêndio no Distrito de Itabatã, em parceria do Município com o Governo do Estado da Bahia.
Por meio do Programa Bahia Sem Fogo, eles recomendam o aproveitamento do espaço que já abrigou o Centro Educacional, Esportivo e Cultural do Distrito, também conhecido como “Carandiru”, para funcionamento da unidade.
A escolha do Distrito de Itabatã se fundamenta pela sua localização em região estratégica, às margens da rodovia BR-101, na divisa da Bahia com Minas Gerais e Espírito Santo, com registro de acelerado crescimento populacional, o que justifica a instalação de uma Brigada de Incêndio.
ELEM FALA EM NOME DOS BOMBEIROS
O assunto motivou, também, a aprovação do Requerimento nº 001/2024, referente ao uso da tribuna da Câmara pela sra. Elem Santos Pires, moradora do bairro Cidade Nova I, em Itabatã, que apresentou alguns exemplos de acidentes e incidentes que justificam a instalação de uma Brigada de Incêndio.
Elem falou em nome de um grupo de bombeiros civis devidamente treinados e capacitados para atuação na Base de Brigada de Incêndio proposta na Indicação nº 010/2024.
Entre os exemplos citados, ela mencionou o desabamento da marquise em Mucuri, ocorrido durante o Carnaval, que feriu 12 pessoas; casos de incêndios em loja de Itabatã, nos bairros Jardim Madureira, Gazzinelândia e Cidade Nova II, e em plantações de eucalipto e matas próximas aos núcleos urbanos do Município.
PROGRAMA BAHIA SEM FOGO
O programa Bahia Sem Fogo, criado desde 2010, vem desempenhando um papel crucial na prevenção e combate a incêndios, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), em colaboração com diversas entidades governamentais e municípios, disponibilizando cursos de formação, treinamento de brigadistas, campanhas de sensibilização e outras ações.
De acordo com os vereadores autores, cabe à Prefeitura de Mucuri buscar essa parceria com o Governo do Estado, tornando viável a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), uniformes e todas as medidas necessárias à formação de uma Brigada de Incêndio realmente eficiente.
O documento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao gabinete do Prefeito no decorrer desta semana.
Veja abaixo a Indicação nº 010/2024 e o Requerimento nº 001/2024.
<>