ALUNOS DA ESCOLA RAUL GAZZINELLI CONHECEM DE PERTO O FUNCIONAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL


Cidadania na escola deve começar bem cedo, na formação de crianças e adolescentes com consciência social

 

 

Está provado e comprovado que a escola tem uma responsabilidade muito grande na formação cidadã de crianças e adolescentes, para que sejam alunos conscientes, ativos e participativos. Dentro dessa realidade, a Câmara Municipal de Mucuri, na gestão do Presidente Alexandre Deolinda Seixas (Xandão Seixas), decidiu abrir as portas do Poder Legislativo, permitindo aos nossos estudantes conhecer bem de perto o seu funcionamento.

 

Nesta segunda-feira, 30 de outubro, foi a vez dos estudantes do 3º Ano, turmas C e D do turno vespertino, da Escola Municipal Raul Gazzinelli, conduzidos pelas professoras Marta, Eliane e Luciana. A visitação ao prédio do Poder Legislativo está incluída nas diretrizes do Documento Curricular Referencial de Mucuri (DCRM) e faz parte das práticas pedagógicas do componente curricular História.

 

 

Os alunos aprendem de uma forma divertida e direta sobre a organização política e administrativa da cidade e o papel dos Vereadores no dia a dia da sociedade. Eles tiveram a oportunidade de visitar diversas dependências da Câmara, como o Plenário, gabinetes dos Vereadores, Sala de Comissões, Diretorias, e especialmente o Memorial Firmino Griffo Ribeiro, referencial da história do Município,  e o Auditório Rosalvo Francisco da Silva.

 

 

IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CIDADÃ E DA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA

 

Em setembro, durante a visita dos alunos da Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães, Xandão Seixas deixou bem claro o papel da Câmara em linha direta com as escolas, quando afirmou:

 

“Eu considero da maior importância essa prática adotada pelas escolas de Mucuri, que incentivam e orientam seus alunos a conhecerem o Poder Legislativo. De nossa parte, as portas da Câmara estarão sempre abertas. É claro que os estudantes aprendem em sala de aula sobre divisão dos Poderes e aspectos relacionados à organização política do Brasil, mas esse contato pessoal, vendo de perto como é o plenário da Casa do Cidadão e conhecendo o prédio por inteiro, é realmente insubstituível.”

 

A visita tem papel importante na conscientização sobre a importância da participação política desde a infância e adolescência, para que sejam jovens e adultos bem-informados e conhecedores de seus direitos e deveres. (Fotos: Jefferson Kock)

 

<>