No transcurso dos seus 47 anos, a conhecida “Divisa” é o portal de entrada da Região Nordeste
Neste dia 31 de março, data em que se comemora o Dia da Integração Nacional, assinala-se também a referência história de fundação do povoado de 31 de Março, mais conhecido como “Divisa”.
No âmbito de País, o Dia da Integração Nacional refere-se ao conjunto de políticas de desenvolvimento nacional, para permitir o desenvolvimento sustentável das economias regionais do país. A finalidade das políticas de integração nacional é minimizar as diferenças econômicas existentes nas várias partes do país, de forma a garantir um desenvolvimento equânime, com oportunidades a todos os cidadãos.
Já o povoado de 31 de Março é a referência urbana mais meridional da Região Nordeste do País, extremo sul da Bahia, exatamente na divisa com o vizinho estado do Espírito Santo.
O ano de 1974 foi definido para marcar a fundação do povoado. Portanto, agora em 2021, comemora-se o 47º aniversário da sua existência como pequeno núcleo comunitário nascido às margens da rodovia BR-101 que foi ganhando força gradativamente, tanto no aspecto demográfico como econômico, próximo à unidade industrial da Suzano Papel e Celulose, no raio de ação de fazendas e pequenas propriedades rurais, responsáveis por expressiva produção agrícola e pecuária.
No plano político, 31 de Março conta hoje com dois vereadores residentes na localidade, que a representam com orgulho e trabalho: Jonathas Gomes Azevedo, o Dhow da Divisa, e Rogério Saúde Bastos, o Rogério de Nicó.
A “Divisa” é parte integrante de Mucuri. Nossas homenagens pelos 47 anos, na certeza de que o desenvolvimento socioeconômico que caracteriza o Município por inteiro também alcança a vida de seus moradores, com políticas públicas e ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de todos.
CÂMARA MUNICIPAL DE MUCURI