Proposta de união e fortalecimento dos Legislativos Municipais da região
Participantes do encontro em Caravelas
Designado pelo presidente Alexandre Deolinda Seixas (Xandão Seixas – PSC), que se recupera de um tratamento de saúde, o vice-presidente Aguinaldo Moreira da Silva (Aguinaldo Sem Teto – PSD) representou Mucuri na semana passada, dia 06/07, em Caravelas, durante evento que reuniu presidentes de Câmaras Municipais das cidades do extremo sul baiano.
Finalidade do encontro foi discutir estratégias visando fortalecer a representatividade e a união dos Legislativos Municipais. “Este encontro é um marco para a política regional. Estamos criando um espaço de diálogo e colaboração mútua entre os municípios do extremo sul, com o objetivo de buscar soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos”, afirmou o presidente da Câmara de Caravelas, Gilmar Souza.
O diretor de Relações Institucionais Elvacy Venâncio dos Santos, Gilmar Souza, presidente da Câmara de Caravelas, e Aguinaldo Moreira da Silva, que representou Xandão Seixas no encontro
Inicialmente, a meta principal é formalizar a criação da Associação dos Presidentes de Câmaras Municipais do Extremo Sul da Bahia, a partir do entendimento de que a união dos municípios proporcionará um ambiente propício para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a busca por soluções conjuntas para desafios comuns.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra proferida pelo juiz eleitoral de Teixeira de Freitas, Roney Moreira, que trouxe informações da maior importância sobre a importância do papel das câmaras municipais na promoção de uma política transparente e responsável.
O presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, Tequinha Brito, sugeriu que a assembleia para aprovar o estatuto de fundação e eleger a diretoria da Associação dos Presidentes de Câmaras Municipais do Extremo Sul da Bahia seja realizada em sua cidade. “Teixeira de Freitas se coloca à disposição para sediar esse importante momento de união e definição dos rumos da associação. Juntos, podemos fortalecer nossas vozes e contribuir para o desenvolvimento de nossos municípios”, enfatizou Brito.
Pronunciamento de Aguinaldo Sem Teto
O TRABALHO DO LEGISLATIVO MUCURIENSE
A convite da organização, o Vereador Aguinaldo Sem Teto fez uso da tribuna para explanar um pouco do trabalho desenvolvido pela Câmara de Mucuri, que vem incorporando as tecnologias disponíveis no campo da informática e da comunicação para aproximar as ações do Legislativo da população.
Aguinaldo elogiou a dedicação e seriedade com que o presidente Xandão Seixas tem conduzido a Câmara neste Biênio 2023-2024, tanto no tocante às atividades legislativas quanto na parte administrativa. Lembrou que Xandão já dirigiu os trabalhos na Legislatura anterior – Biênio 2019-2020, quando as contas da Câmara Municipal de Mucuri relativas aos exercícios financeiros dos dois anos foram devidamente aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – TCM-BA.
EXPERIÊNCIA – Aguinaldo foi acompanhado do diretor de Relações Institucionais da Câmara, ex-vereador Elvacy Venâncio dos Santos, que, em rápida conversa com a imprensa no local, referiu-se a uma iniciativa que algumas Câmaras da região tiveram entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000, quando se cogitou criar a Associação dos Vereadores do Extremo Sul da Bahia.
Participaram do encontro os seguintes presidentes (por ordem alfabética):
Adenilton Diolino – Ibirapuã;
Aguinaldo Moreira – vice-presidente da Câmara de Mucuri;
Gilmar Souza – Caravelas;
Isnael Souza – Vereda;
Joaquim Souza – Nova Viçosa;
Jozeni Alves – Itamaraju;
Maria Aparecida Vieira – Jucuruçu;
Odilei Queiroz – Prado;
Renato Correia – Itanhém;
Tequinha Brito – Teixeira de Freitas.
<>