Iniciativa do Vereador Sula recebeu aprovação unânime
Vereador Sula faz entrega da Moção de Pesar às filhas da sra. Maria Percília Martinho, ao lado do ex-Vereador Agenor Simões de Oliveira
O falecimento da sra. Maria Percília Martinho, pioneira da comunidade de Belo Cruzeiro, ocorrido dia 16 de janeiro deste ano, aos 94 anos, foi lembrado na Câmara durante a reunião ordinária desta terça-feira (27/02), por meio da Moção de Pesar nº 001/2024, autoria de Edison Silva de Mattos (Sula – Podemos), com aprovação de todos os Vereadores presentes.
A trajetória de vida da sra. Maria Percília, pessoa de origem humilde, está diretamente ligada à própria fundação do povoado de Belo Cruzeiro, desde quando ela se casou, aos 16 anos, com o também pioneiro Gentil Gegê.
Maria Percília Martinho, pessoa humilde, pioneira da comunidade de Belo Cruzeiro
Na justificativa, o Vereador Sula lembrou: “Os relatos históricos relativos a Mucuri-sede, que abrangem um período de mais de 250 anos desde a sua fundação, já foram escritos em livros, em trabalhos escolares e órgãos da imprensa. Portanto, são do conhecimento de parte considerável da população. Entretanto, muito pouco ou quase nada se sabe a respeito da história dos distritos e povoados que compõem o nosso Município.”
Assim que a Moção foi aprovada, o Presidente Alexandre Deolinda Seixas (Xandão Seixas – Podemos) convocou o autor para fazer a entrega da homenagem póstuma às suas filhas presentes – Adneia, que é professora no povoado, e Josineia, que atua como agente de saúde – e convidou o ex-Vereador Agenor Simões de Oliveira, presente à sessão, para participar do momento solene.
Em Belo Cruzeiro, Agenor acompanhou de perto boa parte da vida e do trabalho da sra. Maria Percília, e foi quem reuniu as informações biográficas repassadas ao Vereador Sula para a redação da Moção de Pesar. Com permissão do Presidente Xandão, o ex-Vereador ainda fez uso da tribuna, quando agradeceu a todos pela homenagem prestada.
Veja na íntegra a Moção de Pesar nº 001/2024.
<>