MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SRA. MARIA PERCÍLIA MARTINHO, PIONEIRA DE BELO CRUZEIRO


Iniciativa do Vereador Sula recebeu aprovação unânime

 

Vereador Sula faz entrega da Moção de Pesar às filhas da sra. Maria Percília Martinho, ao lado do ex-Vereador Agenor Simões de Oliveira

 

O falecimento da sra. Maria Percília Martinho, pioneira da comunidade de Belo Cruzeiro, ocorrido dia 16 de janeiro deste ano, aos 94 anos, foi lembrado na Câmara durante a reunião ordinária desta terça-feira (27/02), por meio da Moção de Pesar nº 001/2024, autoria de Edison Silva de Mattos (Sula – Podemos), com aprovação de todos os Vereadores presentes.

 

A trajetória de vida da sra. Maria Percília, pessoa de origem humilde, está diretamente ligada à própria fundação do povoado de Belo Cruzeiro, desde quando ela se casou, aos 16 anos, com o também pioneiro Gentil Gegê.

 

Maria Percília Martinho, pessoa humilde, pioneira da comunidade de Belo Cruzeiro

 

Na justificativa, o Vereador Sula lembrou: “Os relatos históricos relativos a Mucuri-sede, que abrangem um período de mais de 250 anos desde a sua fundação, já foram escritos em livros, em trabalhos escolares e órgãos da imprensa. Portanto, são do conhecimento de parte considerável da população. Entretanto, muito pouco ou quase nada se sabe a respeito da história dos distritos e povoados que compõem o nosso Município.”

 

Assim que a Moção foi aprovada, o Presidente Alexandre Deolinda Seixas (Xandão Seixas – Podemos) convocou o autor para fazer a entrega da homenagem póstuma às suas filhas presentes – Adneia, que é professora no povoado, e Josineia, que atua como agente de saúde – e convidou o ex-Vereador Agenor Simões de Oliveira, presente à sessão, para participar do momento solene.

 

Em Belo Cruzeiro, Agenor acompanhou de perto boa parte da vida e do trabalho da sra. Maria Percília, e foi quem reuniu as informações biográficas repassadas ao Vereador Sula para a redação da Moção de Pesar. Com permissão do Presidente Xandão, o ex-Vereador ainda fez uso da tribuna, quando agradeceu a todos pela homenagem prestada.

 

Veja na íntegra a Moção de Pesar nº 001/2024.

<>