Prevenção e combate ao suicídio e depressão e normas para disciplinar coleta e doação de sangue
A área de Saúde foi a escolhida pelo Vereador Edison Silva de Mattos (Sula – Podemos) nas duas Indicações apresentadas durante a 22ª Reunião Ordinária da Câmara de Mucuri, realizada na tarde desta terça-feira (19/09), ambas aprovadas por unanimidade.
AÇÕES DE COMBATE E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, DEPRESSÃO E AUTOMUTILAÇÃO
Na Indicação nº 115/2023, Sula reiterou o pedido de criação, no âmbito do Município, de um departamento especializado em combate e prevenção contra o suicídio, depressão e automutilação.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio, e a cada três segundos uma pessoa tenta. O Brasil ocupa o oitavo lugar em números absurdos de suicídio. Foi comprovado que quase 100% das pessoas que cometeram o suicídio tinham transtorno mental.
COLETA E DOAÇÃO DE SANGUE
O Poder Executivo deverá firmar parceria com hospitais públicos da região e órgão responsável pela doação de sangue no Estado da Bahia, para realizar, no âmbito do Município de Mucuri, coleta de doação de sangue.
Este foi o conteúdo da Indicação nº 120/2023, que tem a finalidade de ajudar cidadãos e cidadãs que desejam fazer doação de sangue. Por meio da Secretaria de Saúde, o Município deverá formalizar parcerias com hospitais públicos da região e também com outros órgãos responsáveis, para que todo o trabalho de coleta e doação seja feito aqui mesmo no Município.
As duas Indicações serão encaminhadas ao gabinete do Prefeito Municipal no decorrer da semana.
Veja os dois documentos na íntegra.
<>