VEREADORES APROVAM MOÇÃO DE APLAUSO AO MÚSICO SERGIO VASCONCELLOS


Autor da matéria, o Presidente da Câmara, Dr. Hélio, destacou alguns pontos da biografia do cantor, compositor e produtor

 

Dr. Hélio, autor da Moção de Aplauso ao músico Sergio Vasconcellos

 

A primeira Reunião Ordinária da Câmara de Mucuri, realizada terça-feira passada (25/02), teve um momento solene quando o cantor, compositor e produtor musical Sergio Vasconcellos, ex-integrante da conhecida banda musical 14 Bis, foi homenageado com a Moção de Aplauso Nº 001/2025, autoria do Presidente Hélio Alvarenga Penha (Dr. Hélio – PSDB), aprovada por todos os Vereadores presentes.

 

No dia a dia das atividades legislativas, Moção de Aplauso representa um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que fazem parte e contribuem, seja de forma profissional ou voluntária, para uma melhor convivência social. Como proposição, a Moção deve expressar o sentimento de toda a Casa Legislativa, por isso é aprovada em Plenário.

 

Ao fundo, os membros da Mesa Diretora: Vice-presidente Carlinhos da Ótica, 1º Secretário Willian Crisma e 2º Secretário Fernando da Gazzinelli (foto: cortesia Gerson Leal)

 

QUEM É

 

Sergio Vasconcellos, 56 anos, casado com a sra. Elisabete Junco, é remanescente de uma geração de músicos talentosos que permeou as décadas de 1980, 1990 e continua em plena atividade agora em 2025.

 

Ele é baiano da cidade de Feira de Santana, mas passou infância e adolescência em Teófilo Otoni-MG, até se mudar para os Estados Unidos. Depois, retornando ao Brasil, morou em Belo Horizonte, onde trabalhou durante 26 anos, até “descobrir” que era perfeitamente possível conciliar a labuta de instrumentista, compositor e produtor musical morando longe das capitais. A opção por qualidade de vida, mente tranquila e inspiração para criar o trouxe para o extremo sul baiano: primeiro, Nova Viçosa e, desde 2020, morador de Mucuri, de onde já confessou que não pretende sair nunca mais.

 

Saindo da adolescência, aos 17 anos, resolveu ir morar na América do Norte, e foi lá mesmo que a vocação, o talento e a paixão pela música foram misturados às novas tecnologias. Como a maioria dos grandes artistas, ele começou a tocar violão quando tinha apenas 9 anos; aos 14 aprendeu piano, despertando o amplo universo dos teclados.

 

A partir de 1992, quando resolveu voltar definitivamente para o Brasil, munido de instrumentos e equipamentos eletrônicos de ponta, iniciou uma caminhada por casas noturnas e estúdios de gravação da capital de Minas Gerais e de outras cidades de médio e grande porte, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Sergio foi membro da banda 14 Bis por 16 anos, de 7 de março de 1997 até 2 de fevereiro de 2013. O grupo musical foi formado em 1979, em Belo Horizonte, apadrinhado pelo cantor e compositor Milton Nascimento. Lançou 11 álbuns de estúdio, três ao vivo e dois DVDs, além de várias coletâneas e projetos com outros artistas e bandas. Já participou de dezenas de festivais e foi condecorada com muitos prêmios, como referência para os gêneros de rock’n’roll, folk rock, pop rock e new wave.

 

Paralelamente ao grupo musical, Sergio tocou instrumentos, produziu álbuns e participou de sessões de gravação com artistas como Beto Guedes, Flávio Venturini, Telo Borges, o grupo vocal Boca Livre, além de parcerias em composições com Lô Borges, Chico Amaral e Cláudio Venturini.

 

Mucuri faz parte da sua vida desde a infância, nos anos 1970, quando vinha para cá com a família nas temporadas de verão.

Em recente matéria publicada na imprensa regional, o artista confessou: “Apaixonei por esta cidade, muito tranquila, limpa, belíssima praia, bem iluminada. Adoro caminhar na praia em qualquer época do ano. As pessoas são alegres e acolhedoras, sem falar dos turistas que passam por aqui e também se apaixonam, como eu me apaixonei.”

 

Sergio é morador do bairro Pôr do Sol, onde mantém um estúdio de gravação completo, sempre em sintonia com os avanços tecnológicos. Continua compondo músicas, fazendo arranjos, criando jingles, em linha direta com os amigos deixados nas capitais e nos EUA. Ultimamente, vem se dedicando à elaboração de trilhas sonoras. Pelo talento e trajetória brilhante no concorrido mundo da música, Sergio Vasconcellos é merecedor do apoio e reconhecimento do Poder Legislativo de Mucuri.

 

<>