É destinado às crianças entre 16 e 30 meses, com a finalidade de obter um diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista
Aplicação do questionário M-CHAT para realização do rastreamento de sinais precoces do autismo nas crianças com idade entre 16 e 30 meses, durante atendimento em unidades de saúde públicas e privadas no Município. A proposta é do Presidente da Câmara, Alexandre Deolinda Seixas (Xandão Seixas – Podemos), aprovada na sessão desta terça-feira (28/05).
Conforme a Indicação nº 070/2024, seguindo exemplo bem-sucedido de outros municípios, Xandão solicita ao Poder Executivo a aplicação do questionário M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) para prever o rastreamento de sinais precoces do autismo nas unidades de saúde públicas e privadas em todo o município de Mucuri.
A identificação de sinais precoces do TEA, ou sinais de alerta, nos primeiros anos de vida (até 36 meses), é uma das prioridades na pesquisa sobre o assunto e envolve principalmente conhecimentos a respeito do desenvolvimento de aspectos relacionados à cognição social, que podem se manifestar de forma sutil ao longo do desenvolvimento.
O documento será encaminhado ao gabinete do Prefeito Municipal nesta quarta-feira (29/05).
Veja.
<>